Faleceu em 18 de dezembro de 2024, aos 81 anos de idade, o ex-presidente de honra Gabriel Augusto de Melo Bittencourt. Natural de Cachoeiro de Itapemirim/ES, bacharel em Direito, doutor e professor de História na Universidade Federal do Espírito Santo, Gabriel Bittencourt foi pesquisador da História Econômica do Espírito Santo com ênfase na imigração, na cafeicultura e na eletrificação. Produziu pesquisa também em temas ligados ao processo local no âmbito do movimento da Independência do Brasil e da presença jesuítica no Espírito Santo. Era membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, da Academia Portuguesa da História, Letras e Artes (Cascais, Portugal), da Real Academia de La História (Espanha), da Academia Nacional de La História (Argentina), da Academia Boliviana de La História (Bolívia) e do Instituto Histórico y Geográfico del Uruguay. Pertenceu a vários Institutos Históricos e Geográficos estaduais no Brasil e presidiu a Academia Espírito-santense de Letras, onde ocupou a cadeira 12, cujo patrono é Gonçalo Soares da França.
Ingressando no IHGES em 1981, Gabriel Bittencourt foi membro ativo da instituição, exercendo cargos na Diretoria e tendo sido elevado pela assembleia geral à condição de Grande Conselheiro com status de presidente de honra em 2011. Publicou inúmeros artigos da Revista do IHGES; seu último livro publicado foi Imigração: a moderna ocupação e povoamento do Brasil e do Espírito Santo (2017).
Os que com ele convivemos guardamos a lembrança dos vastos conhecimentos, mas também da gentileza e da agradável palestra de Gabriel Bittencourt. Seu legado como historiador das coisas do Espírito Santo começa já a ser resgatado.